A área rural é considerada pelo IBGE como espaço geográfico onde a população é dispersa ou se concentra em pequenos grupos de vizinhança, sendo localizada nas proximidades de uma sede municipal. Trata-se de um espaço com distintas infraestruturas e condições de vida do meio urbano.
O conceito de desenvolvimento rural refere-se à necessidade de maior produção e revitalização desse meio. Frequentemente entendido como processo de urbanização da área rural, ele busca estender às suas terras os benefícios urbanos de transporte, energia e saneamento básico, além de serviços como saúde, educação, atendimento bancário etc.
O desenvolvimento rural configura-se, portanto, como um instrumento de política pública. No Brasil, os seus principais desafios são: vencer a precariedade social dos habitantes do campo, acabar com o isolamento das populações rurais e assegurar a cidadania plena do homem do campo.
Um dos mais importantes programas do governo federal brasileiro no combate à pobreza e redução de desigualdades sociais através do desenvolvimento rural é o “Territórios da Cidadania”. Maior programa lançado na América Latina, abrangendo em torno de 120 territórios, com um investimento estimado em R$ 10 milhões para 2009, ele busca melhorar a renda e a qualidade de vida das populações brasileiras mais vulneráveis e que sofrem as maiores desigualdades nas zonas rurais do país.
Fonte: USP - Universidade de São Paulo
Portal ESTEIO
Portal SPPERT
Páginas em destaque:
* Projeto de Gestão Ambiental Rural
* Proambiente
* ZEE - Zoneamento Ecológico-Econômico
Nenhum comentário:
Postar um comentário