Sugerimos você Curtir, manifestando seu apoio a consciência ecológica.

Água e Recursos Hídricos no Brasil

A água é um recurso natural de grande valor econômico, estratégico e social. Além disso, ela é fundamental para a existência e bem estar do homem e é também um componente fundamental para a manutenção dos ecossistemas no planeta.
As águas localizadas em córregos, rios e lagos constituem os recursos hídricos superficiais. As águas dos oceanos formam os recursos hídricos costeiros e as águas que infiltram os solos e subsolos formam os recursos hídricos subterrâneos. Essas últimas representam cerca de 97% do total de água doce existente do planeta.
O Brasil possui a maior quantidade de recursos hídricos de superfície e subterrâneos do mundo. Ele detém, por exemplo, uma disponibilidade de água 80% maior do que o Canadá e a China e o dobro da Indonésia e dos Estados Unidos.
Os recursos hídricos de superfície do Brasil representam 12% do total mundial. No país, eles são formados por oito bacias hidrográficas: Bacia do Rio Amazonas, Bacia do Rio Tocantis Araguaia, Bacia do Atlântico Norte e Nordeste, Bacia do Rio São Francisco, Bacia do Atlântico Leste, Bacia do Rio Paraná Paraguai, Bacia do Rio Uruguai e Bacia do Atlântico Sul e Sudeste. Dentre elas destaca-se a do Rio Amazonas, grande responsável pela abundância da região norte, que detém, sozinha, 68,5% dos recursos hídricos de superfície do Brasil.
No entanto, essa imponência do Norte demostra as desigualdades regionais brasileiras. A região Centro-Oeste, detentora da segunda maior quantidade de recursos hídricos de superfície do pais, possui 15,7% da sua soma nacional. O Sul possui 6,5%, o Sudeste 6%, enquanto o Nordeste detém apenas 3,3% desses recursos.
Quanto às reservas brasileiras de águas subterrâneas, é avaliada a existência de 11.500 m3 no país. O Brasil possui dois quintos do seu território formado por rochas que apresentam boas condições para a infiltração da água e formação de aquífero subterrâneo. Nos três quintos restantes predominam rochas cristalinas que precisam estar fraturadas ou muito alteradas para facilitar a infiltração.
A agricultura brasileira é a atividade humana que demanda a maior quantidade de água: 59% do total. Na sequência estão a destinação doméstica com 20% e a industrial com 19%.

Fonte:  Portal online da Câmera dos Deputados do Brasil
             Portal online da Superintendência
de Desenvolvimento de Recursos Hídricos
e Saneamento Ambiental
              Portal online da Universidade Federal Fluminense (UFF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário