Sugerimos você Curtir, manifestando seu apoio a consciência ecológica.
FOGÃO ECOLÓGICO CONTRA O AQUECIMENTO GLOBAL
A queima de material para preparo de alimentação é algo assustador em termos mundiais. Calcula-se que algo em torno de 2 bilhões de pessoas no Planeta, dependam da queima de biomassa para preparar seus alimentos. À primeira vista pensei que o número fosse um pouco exagerado, mas foi confirmado por pesquisas e também por um programa do Canal Futura, que fez a mesma citação.
A queima inclui madeira, restos de cultura como palha de arroz, esterco e outros, de acordo com a disponibilidade local. O projeto do Fogão Ecológico Biolite possui diversas vantagens. Reduz a queima de material em até 50%. Diminui a emissão de fumaça em até 95% e elimina quase totalmente a produção do chamado negro de fumo, que são aquelas partículas negras geradas pela combustão. Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de um milhão e seiscentas mil pessoas morrem anualmente por complicações respiratórias provenientes de fumaça, no interior de residências, principalmente mulheres e crianças. De acordo com a Dra. Barbara Knudson, 10% de toda a madeira extraída no mundo é para uso doméstico. É um volume considerável que pode ser cortado pela metade, com o uso de tecnologia.
Uma outra vantagem é seu custo extremamente baixo, facilitando a disseminação pelos países do Terceiro Mundo, que mais necessitam de soluções como esta. Afinal, o novo fogão pode aquecer um litro de água em apenas quatro minutos. Ele é indicado ainda para usuários de campings e viajantes ocasionais. Principalmente porque ele gera energia elétrica em pequenas quantidades, que pode ser utilizada para recarregar telefones celulares ou telemóveis, iPods ou qualquer dispositivo eletrônico móvel.
A lista de vantagens não pára por aí. O Biolite utiliza um sistema de ventilador que foi patenteado e proporciona uma grande melhoria no rendimento total. Todos os sólidos transformam-se em gás antes de entrar em combustão total. Este gás permanece por instantes e torno do local de queima. O novo sistema mistura oxigênio ao gás e garante combustão mais limpa e mais quente. O processo produz o chamado gás de madeira. Foi agora melhorado e adaptado para esta situação específica.
O Biolite possui um sistema termelétrico. Após iniciado o fogo, um dispositivo transforma parte do calor em energia elétrica, que move o ventilador interno. Não são necessárias baterias, gasolina nem qualquer outra fonte energética. O excedente gerado pode ser aproveitado por intermédio de uma porta USB.
Novas tecnologias surgem diariamente para agregar valor ao combate do efeito estufa e aquecimento global. Claro que os governantes precisam tomar medidas de maior impacto, mas não podemos esquecer das iniciativas surgidas aqui e ali que contribuem para a esperança de um futuro melhor. Faça a sua parte. O ganho é de todos nós. Os meus e os seus netos agradecerão!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá senhores e senhoras,
ResponderExcluirEu concedo empréstimos a qualquer pessoa que queira ajuda financeira. Este é um empréstimo entre indivíduos com condições muito simples, precisas e rápidas.
Obrigado por me responder se necessário. Este é o meu email: rafaeladimitriadis15@gmail.com