Sugerimos você Curtir, manifestando seu apoio a consciência ecológica.

Conservação ambiental no Brasil

Segundo definição do dicionário Aurélio, o termo conservar significa resguardar de dano, da decadência, da deterioração, significando, ainda, manter em bom estado ou condição. Frequentemente tratado como sinônimo de preservação, a conservação ambiental contempla a relação com a natureza, através do uso racional de seus recursos pela espécie humana. O pensamento conservacionista é característico da maioria dos movimentos ambientais e de políticas de desenvolvimento sustentável, que buscam um modelo de desenvolvimento que garanta a qualidade de vida e desenvolvimento econômico, preservando os recursos para as gerações futuras. Assim, temas como a redução de matéria prima, o uso de energias renováveis, redução do crescimento populacional, combate à fome, mudanças nos padrões de consumo, equidade social, inclusão de políticas ambientais no processo de tomada de decisões econômicas e o respeito à biodiversidade são alguns de seus princípios.
Essa ideia de conservação ambiental como necessidade de desenvolvimento sustentável, traz à tona a constatação de que nunca uma espécie foi tão devastadora ao meio ambiente quanto foi, e está sendo, a humana desde o advento da Revolução Industrial. A lógica é a de que se há a necessidade de implementar o desenvolvimento sustentável, por meio da conservação ambiental, é porque o modelo até então empregado é o da degradação ambiental. Nessa linha de pensamento, estudiosos afirmam que, atualmente, o homem é diretamente responsável por todas as principais causas de ameaça às outras espécies que coabitam o planeta. Entre as mais importantes estão: destruição e fragmentação de habitats naturais; caça e captura excessiva; dispersão de espécies exóticas invasoras e doenças.
Assim, com o objetivo de reverter o cenário de degradação de seu meio ambiente, o Brasil tem desenvolvido, principalmente a partir dos anos 70, uma série de programas e projetos, que através de iniciativa pública, privada ou da sociedade civil organizada, vem atuando na conservação desse que é um dos mais ricos patrimônios da humanidade.
Dentre os programas e projetos atualmente desenvolvidos para a conservação da fauna e flora brasileira estão o Projeto Tamar, uma das principais atividades de preservação marinha do mundo; o Projeto Quelônios da Amazônia, com o objetivo de proteger as tartarugas que ocorrem na Amazônia; o Programa Nacional de Florestas, que visa promover o desenvolvimento econômico em harmonia com a conservação das florestas brasileiras e o Projeto Caravana Ecológica, com o objetivo de combater o tráfico de animais silvestres, entre tantos outros exemplos.

Fonte: ICMBio - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
  IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
  UNIFAP - Universidade Federal do Amapá

Nenhum comentário:

Postar um comentário