Assim, a educomunicação socioambiental possui dois sentidos que lhe conferem extrema importância: o sentido de quem produz e transmite o conhecimento e aquele de quem recebe tais informações. Ela é, portanto, um campo do conhecimento que, através de um espaço comunicativo de massa, transmite os ensinamentos socioambientais.
No Brasil, a educomunicação socioambiental é uma linha de ação do Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA), que cuida da articulação de ações de comunicação para a Educação Ambiental. Visando proporcionar meios interativos e democráticos de produção de conteúdos e disseminação de conhecimentos através da comunicação ambiental voltada para a sustentabilidade, essa linha de ação se divide em dois tipos: ações estratégicas, promovendo a participação na produção de informações e conteúdos educativos e articulando resultados a longo prazo; e as ações continuadas de suporte.
Dentre as ações estratégicas em andamento ou planejadas para o biênio 2009 e 2010 estão o “Circuito Tela Verde”, mostra nacional de produções audiovisuais sobre experiências de projetos de educação ambiental, para exibição em estruturas educadoras como Salas Verdes, Pontos de Cultura, Coletivos Educadores, cineclubes etc; “Nas Ondas do Ambiente”, atividade de educomunicação socioambiental pelo rádio; e os Telecentros, programa permanente de apoio a telecentros em áreas protegidas (Unidades de Conservação e Terras Indígenas) e comunidades tradicionais. As ações de suporte, por sua vez, contam com publicações educativas, informações em catálogos, blogs e o Sistema Brasileiro de Informações sobre Educação Ambiental (SIBEA), portal online onde estão disponíveis informações sobre educadores ambientais e instituições ligadas à Educação Ambiental do Brasil.
Fonte: Portal online da Universidade de São Paulo (USP)
Portal online do Ministério do Meio Ambiente
Portal online do SIBEA
Nenhum comentário:
Postar um comentário